terça-feira, 24 de julho de 2007

Prédios ecologicamente corretos para a Rocinha

Prédios ecologicamente corretos para a Rocinha
Rio de Janeiro (RJ)

A Empresa de Obras Públicas (EMOP) do governo do estado, responsável pelas obras de urbanização que prometem mudar a cara da Rocinha, anunciou que adotará o conceito de green building - a construção sustentável – ao erguer novos prédios na região dentro do Plano Diretor Participativo, que ainda está em discussão. Entre as técnicas que poderão ser aplicadas estão a captação de água de chuva, a instalação de painéis de energia solar, o uso de materiais recicláveis e a construção de telhados verdes. Leia mais em http://veja.abril.uol.com.br/vejarj/310107/cidade.html

**********************************************************
COMENTÁRIO DO JOÃO PAULO:

O Estado do Rio de Janeiro está dando um claro exemplo de como tornar as vilas e favelas em um ambiente mais agradável para os seus moradores.
Acredito que o município de Belo Horizonte, com suas vilas e favelas, como Cafezal, Acaba Mundo, Morro das Pedras, Morro do Cascalho, Pedreira Padre Lopes entre outras, deveria seguir o mesmo caminho. Tornar essas localidades num ambiente digno de moradia, com infra-estrutura básica de qualidade como em qualquer bairro e planejamento de melhorias deve ser foco das próximas administrações municipais.
A PBH já tem um programa neste formato. Minha opinião é que este projeto deveria ser melhor conduzido pois pouco ouvimos falar a respeito e está localizado apenas em uma única localidade, na Favela da Serra.
Mas vamos aguardar para ver os resultados.

Nenhum comentário: