sábado, 3 de novembro de 2007
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Crescimento Urbano Piora Vida nas Américas
Relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a ser lançado hoje em Washington, alerta que o maior risco à saúde no continente é o crescimento desordenado das cidades. Os números incluem um aumento do risco de morte por hipertensão (38%), por problemas relacionados a diabetes (30,5%) e, no caso dos homens, por homicídio (8,8%). Tradicionalmente, o fato de uma pessoa morar na cidade era considerado um fator favorável à saúde. Mas, nas Américas, a forma de crescimento urbano tem tido efeito oposto.
De forma geral, as áreas verdes são reduzidas em todas as cidades, diminuindo espaços de lazer para atividades físicas. O aumento da temperatura média nas áreas urbanas (chamadas ilhas de calor) também favorece a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. A população pobre é a que mais sofre, aponta o relatório: vive em lugares vulneráveis a desastres naturais, tem acesso limitado a serviços de saneamento básico e fica exposta à violência. Pelo menos 100 milhões de pessoas no continente não têm acesso a serviços de saúde.
O Brasil é um exemplo típico. O País, que segundo o relatório enfrenta um processo de "metropolização da pobreza", há tempos luta para controlar problemas como malária, hanseníase, tuberculose e dengue - esta, com 3,5 milhões de casos registrados entre 2001 e 2006. O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta, não tem dúvida de que a mudança do perfil populacional exige também uma adaptação na abordagem para prevenção e tratamento das doenças. A malária e dengue, afirma, são casos exemplares. Depois de três anos de aumento significativo de casos, a malária, endêmica no País, começa novamente a dar sinais de queda. "O grande desafio é manter esse número", disse.
O relatório será lançado na 27.ª Conferência Sanitária Pan-Americana. Durante o encontro, nos Estados Unidos, representantes de países integrantes da Opas devem discutir medidas para enfrentar os principais problemas de saúde na região. Entre elas, a estratégia para atuar na etapa final da eliminação da rubéola e fórmulas para reduzir a malária em 50% até 2010 e 75%, até 2015. As informações são do jornal.
FONTE: O Estado de S. Paulo
**********************************************************
COMENTÁRIO DO JOÃO PAULO
Não precisa ser muito observador ou inteligente para perceber a péssima qualidade de vida que o crescimento urbano impõe a população das grandes cidades.
Vejamos o caso de nossa querida Belo Horizonte. Qual foi a última vez que você conseguiu ir ao centro da cidade sem se deparar com congestionamento? Qual foi a última vez que você conseguiu cruzar a Avenida do Contorno, às 18:00 horas, em apenas 10 minutos? Qual foi a última vez que no período das chuvas você não soube de tragédias a respeito de desabamentos de casas? Quanto tempo você demora para sair de dentro do seu bairro e chegar até uma via principal? Quantas praças públicas você conhece em BH?
Pois é, se você me responder duas dessas perguntas, por favor, deixe um post para deixar relatado a todos.
Acho que Belo Horizonte deveria ter uma postura muito séria com relação a criação de novos bairros, com relação ao desenvolvimento urbano. Quanto de dinheiro público já não foi gasto reformando e re-reformando entradas e saídas de bairros? O último exemplo que vi foi a entrada e saída do bairro Buritis. Agora me diga, será que quando começaram a desenvolver o bairro ninguém chegou e pensou: "- Gente, vamos fazer uma via de entrada e outra de saída distintas, com vias largas para o tráfego?". Pois é, foi necessário o investimento de alguns poucos mil reais ou milhões (confesso não saber a quantia exata, mas barato é que não foi) para reformar toda a via de acesso do bairro. Dinheiro que poderia ser gasto com a criação de uma praça pública no bairro para exercícios físicos, serviços para a comunidade e lazer, ou segurança, ou qualquer outra coisa.
O pior de tudo que quem sofre mais não somos nós que estamos em casa, eu e você, na frente do computador, em segurança, mas sim, aqueles que moram nas vilas que cercam os nossos bairros, que estão nas áreas de risco.
Mas é assim que as coisas funcionam. Será que assim funcionará sempre?
João Paulo Rodrigues Pereira
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
ENCONTRO ENTRE DEUS E MOISÉS
Moisés disse:
"Criador do Universo, por que colocar estas coroas?".
"Porque daqui a cem gerações, um homem chamado Akiva irá interpretar o verdadeiro significado destes desenhos".
"Mostre-me a interpretação deste homem", pediu Moisés.
O Senhor levou Moisés ao futuro e colocou-o numa das aulas do rabino Akiva.
Um aluno perguntava:
"Rabino, por que estas coroas desenhadas em cima de algumas letras?".
"Não sei", respondeu Akiva.
"E acredito que nem Moisés sabia. Mas como ele era o maior de todos os profetas, fez isto apenas para nos ensinar que, mesmo sem compreender tudo que o Senhor faz, ainda assim devemos fazer o que nos pede".
E Moisés pediu perdão ao Senhor.
domingo, 23 de setembro de 2007
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
MEIO AMBIENTE: Aquecimento global já causa modificações em atlas
Os efeitos do aquecimento global sobre as paisagens da Terra, principalmente sobre as regiões litorâneas, já são visíveis --provocando inclusive modificações nos mapas, segundo cartógrafos responsáveis pelas referências mundiais do "Atlas Completo do Mundo Times 2007".
Seus autores afirmaram nesta segunda-feira, durante o lançamento da publicação, que tiveram de redesenhar rios e mudar de classificação algumas regiões em relação à última edição de 2003.
"Podemos literalmente ver os desastres ambientais acontecerem diante de nossos olhos. Acreditamos verdadeiramente que, em um futuro próximo, famosas paisagens desaparecerão para sempre", afirmou Mick Ashworth, redator-chefe do atlas. "O contorno de certas regiões muda, como em Bangladesh. O nível do mar se eleva em 3 mm por ano, o que tem efeitos curiosos sobre a costa", indicou.
O rio Huang He (rio Amarelo), segundo maior da China, "talvez não chegue a se juntar ao mar, o que acarretará alterações na costa", completa Ashworth.
Os autores também estão preocupados com o fato de que grandes rios como o Grande e o Colorado, nos Estados Unidos, ou o Tigre, no Iraque, possam ficar sem alguns afluentes que correm o risco de secar no verão.
Outras mudanças importantes também são conseqüências da ação do homem --freqüentemente por atividades de irrigação--,como o desaparecimento de três quartos do mar de Aral em 40 anos, de 95% do lago Chade desde 1963 ou a diminuição de 25 metros do mar Morto em 50 anos.
Pelo lado positivo, os especialistas constataram que vastas extensões do pântano da Mesopotâmia, um dos maiores do mundo (situado na confluência do Tigre com o Eufrates), foram realimentadas pela água e estavam mais verdes. A água que chegava ao local havia sido drenada por Saddam Hussein. O atlas, publicado pela primeira vez em 1895, passou por mais de 20 mil atualizações.
**********************************************************
COMENTÁRIO DO JOÃO PAULO
Mais uma triste notícia sobre meio ambiente. Mais uma temerosa constatação do péssimo cuidado ambiental que estamos tendo com o nosso habitat.
Não é a primeira e nem será a última vez que vou postar aqui notícias sobre desmatamento, aquecimento global e desastres ambientais. Mas enquanto isso continuar acontecendo, vou fazer questão de deixar claro meu repúdio a esse tipo de acontecimento.
Muitos podem falar "o que adianta se as grandes nações capitalistas não reduzem suas taxas de poluição". Adianta se cada um de nós, conscientes e capazes que somos, adotarmos no dia-a-dia novos hábitos com relação ao nosso planeta. Reciclagem, emissão de gás carbônico, correto consumo de energia e água, não desmatar, entre outras coisas, são pequenos gestos que ajudaram a preservar o nosso planeta.
Quem não viu o incêndio criminoso provocado na Serra do Curral, em Belo Horizonte. Isso é um crime inaceitável. Onde está a estrutura do Estado para combater esse tipo de crime? Onde estão as investigações para se apurar culpados? E as fazendas de cana de açucar que queimam anualmente e ninguém toma qualquer medida? Vão dizer "mas queimar plantação de cana de açucar é legal". Na minha opinião não deveria ser. São tantos os exemplos de mal cuidado ambiental que ficaria linhas e mais linhas falando sobre os mesmos.
Agora são as modificações físicas que estão sendo constatadas e comprovadas. Daqui alguns anos, seremos nós os que vamos literalmente, SUMIR DO MAPA.
João Paulo
domingo, 2 de setembro de 2007
A DOR PASSA, MAS A BELEZA PERMANECE
Quando Renoir ficou confinado em casa, na ultima década de sua vida, Matisse o visitava diariamente. Quase paralítico em função da artrite e apesar dos incômodos da doença, Renoir continuou a pintar.
Um dia, quando o contemplava pintando em seu ateliê, e gemendo de dor a cada pincelada, Matisse perguntou:
- “Auguste, por que continua a pintar , com tanto sofrimento?”
Renoir respondeu simplesmente:
- “A dor passa, mas a beleza permanece”.
Até os últimos dias, Renoir levou a tinta às telas. Um de seus quadros mais famosos, “As banhistas”, foi terminado dois dias antes de sua morte, 14 anos depois que ele foi atingido pela enfermidade.
terça-feira, 28 de agosto de 2007
UM DIA SEM CARRO
Essa medida deveria ser copiada por outras cidades visando a conscientização da população. Cidades como Nova York adotam esse tipo de ação mensalmente. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, determinou que os táxis sejam menos poluentes, cobra-se uma taxa para circulação de carros em Manhattan, e aumentou as áreas destinadas para ciclovias.
Imagino o quanto não se falaria se tais medidas fossem determinadas em algum cidade do Brasil. Mas é isso mesmo, aqueles que defendem o meio ambiente são criticados pelo rigor de suas decisões, mas se desta forma não for, nada muda e quem acaba pagando o preço é a natureza.
João Paulo Rodrigues
quinta-feira, 23 de agosto de 2007
Mercado imobiliário aposta na ecologia
"Acreditamos que nosso papel seja um papel de melhoria da qualidade de vida das pessoas e a gente usou um processo industrial pra viabilizar um custo acessível", afirma Luiz Fernando do Valle, presidente da construtora, segundo o site Globo Online.
Todo o esgoto dos 400 banheiros será tratado dentro do próprio condomínio e usado de novo nas descargas; a água da chuva também será coletada para regar a futura horta; cuidados que podem economizar em até 30% as despesas do futuro condomínio.
Novos hábitos - Cuidados como esse, até agora mais comuns em empreendimentos de alto padrão, já chegam uma variedade maior de condomínios. Em outra unidade que começa a ser vendida no centro de São Paulo, o respeito à natureza está em toda a parte: tem churrasqueira sem carvão, torneiras com temporizador e até usar energia solar para a iluminação das áreas comuns.
O síndico de um empreendimentos de alto padrão lembra que não basta ter os equipamentos ecologicamente corretos. É preciso saber usá-los. "Tem que ter uma cultura, uma educação, constante treinamento dos proprietários e dos seus funcionários, porque a torneira verde fica ao lado da torneira normal e a água sai das duas torneiras", diz Robert Schäfer.
Nem tanto - Segundo pesquisadores de arquitetura e urbanismo, todo cuidado com a natureza é importante e bem-vindo. Mas é preciso tomar muito cuidado com as promessas "verdes" para que elas não sejam meros chamarizes na hora da venda do imóvel. E em empreendimentos onde vai viver muita gente, não basta tomar conta da ecologia só do lado de dentro dos portões.
A pesquisadora da Universidade de São Paulo lembra que grandes conjuntos residenciais sempre causam impacto na cidade, mesmo incorporando as últimas novidades ecológicas. "Sustentáveis, de forma geral, eles não são. Eles têm algumas características que são desejáveis pra você diminuir a sua agressão ao meio ambiente de forma individual", explica a urbanista Luciana Travassos.
Fonte: Globo online
Data: 14/8/2007
*************************************************
COMENTÁRIO DO JOÃO PAULO
Nada mais justo do que as mais recentes iniciativas dos mais variados setores, mas principalmente da construção civil, em querer planejar e projetar residências com materiais ecológicos.
O crescimento das cidades é inevitável, portanto, cabe a quem de direito e razão preservar a natureza através de construções cada vez mais voltadas para a ecologia.
Aproveitamento de água da chuva, uso de captadores de energia solar, tijolo ecológico, e muitas outras medidas são cada vez mais comuns e precisam e devem ser incentivadas pelos governos municipais e estaduais obrigando as novas construções, residenciais ou comerciais, a partir de uma determinada faixa de tamanho de construção e lote, a utilizar técnicas de construção que observam a preservação ecológica.
Aos poucos, todos iremos trabalhar para desenvolver e preservar.
domingo, 19 de agosto de 2007
ATÉ QUANDO
Caso a denúncia seja aceita, os suspeitos passarão a réus e responderão a processo criminal. Se a denúncia não for recebida, ela será arquivada.
Sinceramente, espero que a denúncia seja aceita e que a investigação e o julgamento vá até o seu final. Já chega dessa história de apenas levantar acusões, suspeitos e um vergonhoso enredo de corrupção e crime. Até quando vamos ter que aceitar a velha máxima de que no Brasil "tudo acaba em pizza"?
Não é possível que dentro de 40 suspeitos ninguém será punido. Tudo bem que até que se prove o contrário, todo mundo é inocente. Mas o que defendo é o fato de se levar uma investigação e processo adiante.
Não é possível que há dois anos somos escrachados com esse fato do mensalão e nada irá acontecer. Se vai terminar em pizza, então porque todo o bombardeamento de notícias? Porque fazer livros e mais livros sobre o fato?
Chega. Está na hora de írmos a fundo nos principais temas que o povo brasileiro está cansado de saber. Não é só mensalão não. Vamos a fundo no caos áreo, no caso Renan Calheiros entre tantos outros.
Precisamos acabar com a impunidade que rege esse país e esse é o momento mais do que ideal para tal.
Se quiserem acompanhar mais, sugiro que acessem:
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL90185-5601-537,00.html
João Paulo Rodrigues Pereira
FRASES DA SEMANA
Assessora do senador João Pedro (PT-AM), nomeado relator de processo contra Renan sem saber
"Estou dormindo e acordando com o mensalão"
Joaquim Barbosa, ministro do STF e relator do inquérito
"Não estou cansado, estou furioso de ouvir que qualquer crítica a Lula ou ao governo é golpismo, que tudo que contraria as teses e práticas do PT é de direita e que tudo que contesta Marta Suplicy é machismo. Nós não somos tão idiotas assim. Isso me ofende."
Nelson Motta, jornalista e escritor
"Dormi bem essa noite. Sequer liguei para o FMI. E isso mostra a diferença fundamental em relação a outros momentos de turbulência."
Guido Mantega, ministro da Fazenda, sob a turbulência das bolsas de valores
"Foi um bom sócio, repito. Honrou integralmente os compromissos assumidos."
"Não me atribua pecados que não os tenho. Perca o cargo, mas procure manter um resto de dignidade, se alguma ainda lhe resta."
Carta do usineiro João Lyra sobre suposta sociedade com Renan em veículos de comunicação
"É um triste retrato da mentira e da hipocrisia."
"Só estivemos juntos em palanque nas eleições de 1986, há, portanto, 21 anos, quando ainda não havia indícios, senão certeza, de que João Lyra era de fato um fora da lei"
Renan Calheiros, respondendo a João Lyra em nota Fonte: O Tempo
sábado, 18 de agosto de 2007
FOTOS ANTIGAS BH: PRAÇA DA ESTAÇÃO 1908
sexta-feira, 17 de agosto de 2007
CANSEI
Parte do público presente ao ato promovido pelo Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, o Cansei, na Praça da Sé, no Centro de São Paulo, nesta sexta-feira (17), protestou contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a Polícia Militar, de 1,5 mil a 2 mil pessoas participaram do evento.
Após os presentes fazerem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente do vôo 3054 da TAM e o cantor Agnaldo Rayol cantar o Hino Nacional, cerca de um terço dos participantes começou a gritar. Além de “Fora Lula”, algumas pessoas xingaram e disseram palavras de ordem.
“Alguns gritaram, outros não. Cada um tem o direito de se expressar como quer. Mas o movimento não é político”, afirmou o nadador Fernando Scherer, o Xuxa. Outras personalidades também participaram do ato. A que mais chamou a atenção do público foi a cantora Ivete Sangalo. Seus seguranças tiveram bastante trabalho para conduzi-la em meio à multidão após o evento.
Parentes barrados
Em meio aos famosos e vips, os parentes das vítimas da pior tragédia da história da aviação brasileira tiveram dificuldade para encontrar um espaço no palco. A maioria ainda estava nas escadas de acesso quando Hino Nacional terminou.
Apesar do tormento, Giancarlo Kusiak, de 21 anos, irmão de Sandro Schubert, morto no acidente, evitou reclamar. "Foi um ato bonito. A gente sentiu a solidariedade das pessoas. Onde eu passava, me chamavam para demonstrar carinho", contou. "Eu não gritei 'fora Lula'. Acho que não se deve levar pela questão política. Devem é ser corrigidos os erros que aconteceram." Outros parentes protestaram bastante com a falta de espaço no palco.
Momentos antes do início do evento, voluntários e simpatizantes do movimento distribuíram adesivos com a palavra "Cansei". "Nossa intenção é alertar as pessoas que não estão entendendo o que está acontecendo. Estamos aqui porque queremos despertar as pessoas. Nossa intenção é que as passeatas não sejam só da elite, sejam do povo também", disse a estudante de administração Mariana dos Santos.
O Cansei
A cerimônia estava programada para acontecer dentro da catedral, mas a Arquidiocese de São Paulo vetou a idéia. Os organizadores do Cansei, entre os quais a Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, insistem que o movimento não é político e dizem que o ato é uma maneira de a sociedade "expressar sua solidariedade e indignação de forma pacífica, equilibrada e organizada".
Apesar de não assumir claramente uma posição contra o governo federal, o movimento faz críticas constantes ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em contrapartida, foi ironizado pelo secretário de relações internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Felício, que disse se tratar de uma ação organizada "pela ultraprogressista classe média alta paulista."
A CUT, aliás, chegou a protocolar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) uma representação contra a participação da multinacional Philips no Cansei. Os sindicalistas alegam que, ao apoiar o movimento, a companhia descumpre uma determinação da OCDE de que as multinacionais não interfiram na política local dos países em que atuam. O presidente da Philips no Brasil, Paulo Zottolo, é um dos entusiastas do movimento e chegou a fazer anúncios declarando o apoio da empresa. Fonte: Globo.com
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
ASSIM COMO O LÁPIS...
Manifestantes acendem velas pela saúde em Brasília
terça-feira, 14 de agosto de 2007
Minas lança movimento pela ética na política
"O povo mineiro está apático. Falta reação diante da corrupção. As vozes não aparecem." Essa é a opinião do ex-presidente da República e ex-governador de Minas Gerais, Itamar Franco (sem partido), que participou, na manhã de ontem, em Belo Horizonte, do lançamento do Movimento Mineiro pela Ética, promovido pela Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas). O movimento reuniu autoridades e empresários para debater o assunto.
"A gente atravessa uma fase difícil neste país, que é a fase da falta de ética, da falta de um governo que fez uma pregação que nós defendemos no primeiro mandato, e que, hoje, resvala para conduzir o país a um sentimento que dá tristeza em todos nós. Está faltando movimentos como este. É preciso que as vozes não fiquem apenas nos recintos. Elas precisam ser levantadas", afirmou. O senador Jefferson Peres (PDTAM), que também participou do evento, concorda com Itamar. "A corrupção afeta a todos, e os mais atingidos são os mais pobres, com certeza. É lamentável que não haja uma mobilização geral, independentemente de classes, contra esse câncer que é a corrupção no país", revelou.
O senador aproveitou a oportunidade para criticar o fato de movimentos do tipo estarem sempre ligados à política ou serem usados para fazer campanha contra o governo do presidente Lula. Para ele, diferente do que vem ocorrendo, o debate não pode ser politizado, e nem partidarizado. "Não pode ser um movimento contra o governo. Deve ser um movimento pela erradicação da corrupção, ou pelo menos para sua redução a níveis toleráveis. Isso atinge todos os governos e todos os partidos. É pena que estejam dando um caráter partidário aos movimentos."
Apesar de defender a reforma política, o ex-presidente Itamar Franco disse que ela não é válida para combater a corrupção, já que o problema é inerente ao ser humano. "O combate à corrupção não depende da reforma política. Depende de exercer o poder no interesse do povo. Quando não acontece isso, quando se permite a corrupção, quando se fecha os olhos à falta de ética, de que adianta a reforma política?"
Movimento De acordo com o presidente da Associação Comercial de Minas Gerais, Charles Lotfi, o Movimento Mineiro pela Ética, lançado ontem na capital, não tem data para terminar. Em seu discurso, Lotfi ressaltou que a iniciativa não pretende ser "um ato de protesto contra instituições, contra poderes democraticamente constituídos, nem contra governos legítimos" e sim ser "o emulador de uma reação da sociedade brasileira instando-a a pressionar, a exigir e a impor às autoridades, medidas capazes de coibir e punir, os desatinos que hoje se cometem.
Fonte: O Tempo
**********************************************************
COMENTÁRIOS DO JOÃO PAULO
A ética na política é um assunto sobre o qual muito já se ouviu e leu.
Você sabe qual a importância da chuva para o nosso planeta? Tudo bem, alguns vão dizer para gerar vida, para fazer o verde florescer e etc. Eu acredito que o principal objetivo da chuva é limpar. Isso mesmo, limpar. A água que cai de forma imponente limpa o solo já empoeirado, sujo e leva consigo as impurezas que vão se acumulando no solo.
Acredito que algo mais ou menos parecido com a chuva está ocorrendo atualmente quando tratamos de política. Os escândalos estão vindo ao conhecimento público, muito tem se cobrado daqueles que deveriam dar o exemplo e isso só tem contribuido para a melhoria da vida pública. Assim, nas eleições de 2008, acredito que uma nova e forte chuva irá cair sob às cabeças de velhos "caciques da política".
Renovação irá acontecer e para melhor, pois aqueles que iniciam a vida na política estão fazendo por acreditarem em novos ideais.
Participo e apoio todos os movimentos organizados destinados a melhor as rotinas públicas de nosso município, estado e país.
Ética na política e chuva na terra limpando o solo e construindo o novo.
João Paulo Rodrigues Pereira
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
FOTOS ANTIGAS BH: PRAÇA 12 DE OUTUBRO
Cresce o número de cidades que tratam lixo para reduzir emissões de gás
Cidades do Brasil, Uruguai e Argentina estão investindo no tratamento do lixo urbano para reduzir a emissão de metano e obter receita por intermédio dos MDL (Mecanismos de Desenvolvimento Limpo) criados pelo Protocolo de Kyoto. "Abrimos licitação para o tratamento do metano no aterro sanitário de Villa Domínico, com assistência do Banco Mundial", disse o secretário de produção de Buenos Aires, Eduardo Epszteyn, à imprensa local.
Ele revelou que a iniciativa inclui um componente que busca transformar essa captura de gases em bônus de carbono, tema pelo qual o Governo da Holanda também manifestou interesse. O projeto de Villa Domínico é o primeiro a ser aprovado pelo Governo argentino para ser apresentado ao Conselho Executivo do Protocolo de Kyoto como MDL.
Esses planos permitem que os países industrializados financiem aqueles em desenvolvimento e ganhem pontos em sua obrigação de reduzir emissões de gases poluentes, tornando mais fácil o cumprimento das metas de Kyoto. O pioneiro neste mecanismo foi o Brasil, onde se originou o primeiro projeto do mundo aceito como MDL pelo Conselho Executivo: a usina de eletricidade gerada pelo metano do lixo de Nova Gerar, em Nova Iguaçu (RJ).
O projeto vai capturar o equivalente a 2,5 milhões de toneladas de gás carbônico (US$ 4,5 a tonelada) e tem no Governo da Holanda seu primeiro cliente. Outro projeto, o Vega Bahia, em Salvador, já foi aprovado pela Comissão Interministerial do Clima e espera agora a avaliação do Conselho Executivo de Kyoto.
A experiência inicial no Uruguai está na localidade de Las Rosas e tem o objetivo de capturar 18.962 toneladas de metano em 15 anos.
domingo, 12 de agosto de 2007
O TEMPO
Após um período ausente por motivos "extra-vontade" volto a postar com um pequeno texto que recebi de uma querida amiga (Tânia Andrade) e que eu adorei... vamos refletir....
“ Muito lento para os que esperam.
Muito rápido para os que tem medo.
Muito longo para os que lamentam.
Muito curto para os que festejam.
Mas para os que amam, o tempo é eternidade. ”
terça-feira, 31 de julho de 2007
TIJOLO ECOLÓGICO
"São duas vantagens principais: a não retirada do cerrado para a geração da lenha que vai nos fornos e a argila, que normalmente é retirada do fundo do vale e próximo dos córregos, é tirada da superfície em áreas de colina o que evita a degradação dos vales" explicou o ambialista Sílvio Alves.
Além de não agredir o meio ambiente, é uma técnica que faz a obra ficar mais barata. "Na hora da montagem da casa não se usa reboco, o tijolo é colado um no outro. Não é necessária a pintura da casa, só um verniz" explicou o coordenador do programa Flávio Oliveira.
Para não gastar nem com mão-de-obra, os moradores fazem mutirão na hora de construir as casas nos terrenos doados pela prefeitura. O servente de pedreiro Luiz Silva, que ajudou Maurício, recebe a retribuição pela generosidade.
"É uma sensação muito boa de ter uma moradia da gente e a gente fica feliz. Uma mão lava a outra e um ajudando o outro é melhor" falou o Luiz.
Em um barraco de madeira e de um cômodo só há três anos mora uma família. Dois meses atrás marido e mulher iniciaram uma obra em frente à moradia improvisada. Sozinhos eles fizeram e assentaram todos os tijolos ecológicos. Hoje, falta apenas o telhado para mudarem de casa.
Servente de pedreiro, Darly Bernardes ganha R$ 240,00 por mês e não vê a hora de pôr os dois filhos e a mulher debaixo do novo teto. "Se fosse para a gente só mesmo poder lutar, poderia ser bem difícil para a gente poder estar passando para dentro do que é da gente, das nossas próprias casas" falou.
Noves casas já foram construídas. A dona Antônia foi uma das primeiras beneficiadas. "Quando chove a gente ficava com medo do barraco cair e molhava tudo. Na casa fica mais seguro" disse.
Aos poucos, a vila vai ganhando cara de bairro e ruas de nomes sugestivos.
Esse projeto, todo elaborado por voluntários, foi testado e recebeu o aval da Universidade Federal de Uberlândia. As casas de 42 metros quadrados custariam em torno de R$ 10 mil se fossem feitas pelo método tradicional. Usando o tijolinho ecológico, o custo baixa para seis mil reais.
Fonte: Rede Globo
Data: 24/05/2004
******************************************************************
COMENTÁRIOS DO JOÃO PAULO
É cada vez mais nítido para a gente que com boa vontade, criatividade e esforço podemos melhorar a qualidade de vida de vilas, favelas e bairros carentes.
Sou totalmente a favor de que esse projeto seja implantado nas comunidades carentes de Belo Horizonte. Programas e projetos que tragam melhoria na qualidade de vida das comunidades devem sempre ser incentivados. Existe mão-de-obra, tecnologia, locais para implantação, e recursos financeiros. Fico me perguntando o que falta então para vermos esses programas serem implementados.
Espero que em breve mais e mais tecnologias acessíveis sejam descobertas e que os responsáveis pela sua implantação no município tomem as medidas cabíveis.
No período das chuvas vários aparecem para criticar e falar das condições de moradia das vilas, favelas e bairros carentes. Mas medidas, ações e projetos são poucos ainda.
Vamos agir...
domingo, 29 de julho de 2007
ACABOU O PAN... FICOU O EXEMPLO E A ESPERANÇA
O Brasil deu a prova final de que sabe fazer e muito bem as coisas que se propõe a fazer de forma planejada, estruturada e com a participação de todos. Parabéns ao Brasil, aos torcedores, aos organizadores e a todos os brasileiros que mais uma vez se orgulharam desta pátria amada, Brasil...
Como é emocionante ver um estádio inteiro cantando com orgulho o hino de seu país. Digno dos grandes templos do esporte, o Rio deu a prova de que o brasileiro é apaixonado por seu país.
Como eu gostaria que os governantes federais, estaduais e municipais entendessem a importância do esporte na formação de caráter de crianças e adolescentes. O esporte é o caminho para a conquista da dignidade de milhares de pessoas menos favorecidas e nem por isso não menos talentosas. Que esses mesmos governantes criem condições para desenvolver o esporte e futuros HERÓIS para o nosso país. Pois é na escola, no bairro, na comunidade que estão esses novos heróis.
Quantos não foram os exemplos de garra, superação e determinação que tivemos nesses jogos? Exemplos de pessoas que fazem o que fazem por amor e esperança. Como é lindo ver atletas altamente preparados chorarem ao escutar o hino nacional e ao perceber que o esforço foi recompensado.
Vamos preparar futuros heróis. Vamos lutar para tornar isso realidade. Vamos nos organizar, pois os esportistas do Brasil sempre dão conta do recado.
Acabou o Pan, mas ficou o exemplo de tudo o que já foi dito acima e a esperança de que nossos governantes ajude o Brasil a formar novos atletas com programas de incentivo ao esporte.
Parabéns Brasil....
Veja mais: http://pan2007.globo.com/PAN/Noticias/0,,MUL79655-3853,00.html
João Paulo Rodrigues Pereira
FOTOS ANTIGAS BH - VISTA PANORÂMICA
sexta-feira, 27 de julho de 2007
Movimento "Cansei" convoca protesto para agosto
Liderado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional São Paulo e com a participação de diversas entidades e lideranças da sociedade civil, a campanha quer sensibilizar os brasileiros a pararem durante um minuto, às 13h, no dia 17 de agosto.
"Não se trata de um ato político, mas de uma manifestação cívica de cidadania e de amor ao Brasil", afirmou Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB SP. "Com o silêncio, a sociedade poderá expressar sua solidariedade e indignação de forma pacífica, equilibrada e organizada", completou.
O protesto silencioso do dia 17 de agosto deverá reunir artistas, personalidades, empresários, formadores de opinião e representantes de várias correntes religiosas em frente ao prédio da TAM Express, em São Paulo. A OAB-SP acredita que o gesto será replicado em outras cidades do País.
A campanha conta com o apoio de um site na Internet - www.cansei.com.br. Nele, o internauta pode fazer comentários e divulgar ações programadas para o dia 17 de agosto. A meta é gerar um grande fórum virtual.
As peças não levam a assinatura de nenhuma agência ou produtora porque foram feitas por publicitários, câmeras, fotógrafos, atores e produtores voluntários.
Confira as associações que apóiam o movimento "Cansei":
OAB-SP Associação Brasileira das Empresas de Rádio e TV (Abert) Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe) Associação Comercial de São Paulo
ADVB
Aescon-SPCJE
FiespCreaConaje Conselho Regional de MedicinaFebrabanFiespFiesp - Jovens Líderes Fundação PIO XII Grupo de Mídia Grupo de Jovens da Associação Comercial Instituto de Estudos Empresariais - IEE JLIDE LideLidemSescon-SP
COMENTÁRIO DO JOAO PAULO
Está na hora do país inteiro se mobilizar contra a generelizada bagunça que tomou conta do nosso dia-a-dia.
Chega de olhar as coisas erradas acontecerem e nada fazer. Até quando ficaremos sentados apenas reclamando? Basta olhar para o lado de fora da janela de nossa casa para percebermos a confusão que tomou conta. Isso não é um problema isolado que se combate com medidas do tipo "apagar incêndio". A sociedade civil precisa se organizar, mobilizando-se definitivamente na cobrança de drásticas medidas governamentais.
É importante frisar que não podemos jogar toda culpa do desmaselo e descuido em cima dos governantes. É importante que cada um de nós saibamos exatamente onde podemos contribuir para melhorar ainda mais o nosso dia-a-dia.
quarta-feira, 25 de julho de 2007
PSDB mineiro estuda apoiar Itamar em 2008
Embora dois nomes já despontem como pré-candidatos tucanos - o deputado estadual João Leite e o senador Eduardo Azeredo -, a hipótese de apoio a uma eventual candidatura de Itamar, aliado de primeira hora do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), é avaliada.
Neste caso, o ex-presidente se filiaria ao PPS e disputaria a sucessão municipal com o apoio do PSDB. O presidente do diretório estadual, deputado federal Nárcio Rodrigues, em entrevista ao jornal "O Tempo" desta quarta-feira (25), que a intenção do PSDB é estimular nomes para a disputa pela capital mineira.
"Agora surge o nome do Itamar Franco. Ele sempre nos apoiou no PSDB e será acolhido por nós em uma aliança com o PPS", disse. Sem partido desde que deixou o PMDB, no ano passado, após perder para o ex-governador Newton Cardoso a convenção que indicou o candidato ao Senado, o ex-presidente vem sendo assediado pelo PPS e se reuniu recentemente com o presidente nacional da legenda, Roberto Freire.
No início da semana, o diretório mineiro do PPS o homenageou com uma placa alusiva "aos feitos políticos e administrativos do período em que esteve à frente dos destinos do país". Itamar disse que vai estudar o estatuto do partido e nas vezes que foi questionado negou interesse em disputar a prefeitura da capital. Para isso, ele teria de transferir para Belo Horizonte seu domicílio eleitoral até outubro próximo, um ano antes da eleição. O ex-presidente ocupa atualmente o cargo de presidente do Conselho Administrativo do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e ensaia seu retorno à cena política, apoiado na bandeira da candidatura de Aécio à Presidência da República em 2010.
Itamar já disse que se dispõe a dar "qualquer contribuição" para a que o governador alcance o Planalto e se eleja como sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Confins enfrenta atrasos e MP pede interdição
THOMÁS BERTOZZI/LUCIANE LISBOA
Apesar da suspensão das operações no aeroporto de Congonhas em São Paulo, não houve grandes filas ontem à tarde no terminal de Confins em Belo Horizonte. A calma aparente, no entanto, escondia algo que se tornou rotina em todo país: atrasos, cancelamentos, e falta de informação. A pedagoga Adriana Coelho foi mais uma vítima do descaso. Grávida de gêmeos, no quinto mês de gestação, ela estava aos prantos na entrada do salão de embarque.
"Estou aqui há 10 horas e a cada momento me dizem uma coisa. Só agora recebi um vale-alimentação", conta. A pedagoga embarcaria para Brasília às 10h num vôo da Gol mas foi informada de que a tripulação se recusara a embarcar. Procurada, a empresa não quis falar. De acordo com a Infraero, até o início da noite de ontem, 16 vôos haviam sido cancelados no aeroporto de Confins. Outras 33 operações tiveram mais de uma hora de atraso.
Interdição O presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos Ministérios Públicos (CNPG) e procurador geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo Rebello Pinho, disse, ontem, em Belo Horizonte, que o Ministério Público paulista avalia pedir a interdição do aeroporto de Congonhas. O local foi palco da tragédia ocorrida, há uma semana, com avião da TAM, onde morreram cerca de 200 pessoas.
"Há uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal de São Paulo, visando, até mesmo, a interdição do aeroporto de Congonhas que está atuando acima da sua capacidade de instalação", afirmou.
Fonte: Jornal O Tempo
************************************************
COMENTÁRIO DO JOÃO PAULO:
É um absurdo ver um país que um dia já foi referência na aviação comercial civil hoje se tornar motivo de desconfiança e temeridade. A população já não acredita mais na qualidade do serviço prestado. As empresas de aviação terão um grande trabalho pela frente na tentativa de recuperar sua imagem e o governo muito trabalho para colocar toda essa bagunça em dia.
O pior é saber que se você não pode contar com o transporte aéreo de qualidade não poderá buscar uma outra alternativa de transporte. A malha viária brasileira é precária. Transporte ferroviário praticamente não existe. Então, o que fazer?
É o momento ideal para dar um basta nessa situação e tomar as medidas cabíveis para solucionar esse problema. É importante ver onde está o erro e em qual momento tudo se perdeu, pois não é possível que um país que já foi referência nesse setor tenha se perdido de uma hora para outra.
Enquanto isso, que Deus nos ajude.
terça-feira, 24 de julho de 2007
Cadê o Renan?
O que aconteceu com ele?
Meu Deus, ninguém fala mais disso né...
Como cobrar algo se nem mesmo as coisas sérias e graves são levadas para frente?
Alguém quer pizza?
Prédios ecologicamente corretos para a Rocinha
Rio de Janeiro (RJ)
A Empresa de Obras Públicas (EMOP) do governo do estado, responsável pelas obras de urbanização que prometem mudar a cara da Rocinha, anunciou que adotará o conceito de green building - a construção sustentável – ao erguer novos prédios na região dentro do Plano Diretor Participativo, que ainda está em discussão. Entre as técnicas que poderão ser aplicadas estão a captação de água de chuva, a instalação de painéis de energia solar, o uso de materiais recicláveis e a construção de telhados verdes. Leia mais em http://veja.abril.uol.com.br/vejarj/310107/cidade.html
**********************************************************
COMENTÁRIO DO JOÃO PAULO:
O Estado do Rio de Janeiro está dando um claro exemplo de como tornar as vilas e favelas em um ambiente mais agradável para os seus moradores.
Acredito que o município de Belo Horizonte, com suas vilas e favelas, como Cafezal, Acaba Mundo, Morro das Pedras, Morro do Cascalho, Pedreira Padre Lopes entre outras, deveria seguir o mesmo caminho. Tornar essas localidades num ambiente digno de moradia, com infra-estrutura básica de qualidade como em qualquer bairro e planejamento de melhorias deve ser foco das próximas administrações municipais.
A PBH já tem um programa neste formato. Minha opinião é que este projeto deveria ser melhor conduzido pois pouco ouvimos falar a respeito e está localizado apenas em uma única localidade, na Favela da Serra.
Mas vamos aguardar para ver os resultados.
segunda-feira, 23 de julho de 2007
FRASES
Marco Aurélio Garcia, assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nota divulgada na sexta-feira (20), onde pede desculpas e justifica os gestos obscenos que fez após ficar sabendo sobre defeito técnico no avião da Tam que caiu em São Paulo
"Muito mais como governador de oposição, falo como cidadão brasileiro. Vejo com tristeza um certo desdém para algo tão grave, que nos choca a todos no íntimo, na alma"
Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais, comentando sobre os gestos feitos por Marco Aurélio Garcia
"Não falo sobre isso. Só digo uma coisa, meus inimigos eu escolho em vida. Depois, rezo por eles e espero que descansem em paz"
Heloísa Helena, presidente do PSOL, recusando-se a comentar sobre a morte do senador Antônio Carlos Magalhães
"Nada que se possa fazer trará de volta aqueles que amamos e perdemos, mas queremos que todos saibam que o governo fará o possível para apurar o acidente. A pedido meu, a Polícia Federal e a Aeronáutica já estão investigando (a tragédia). Não se pode deixar de lado nenhuma linha de investigação"
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em seu pronunciamento oficial sobre o acidente com o Avião da TAM, onde morreram cerca de 200 pessoas
"Em todas as conversas que tive com Saito (comandante da Aeronáutica), ele me assegurou que o sistema brasileiro é um dos mais modernos do mundo, um dos mais sofisticados do mundo. Não existe possibilidade de ficar passando terrorismo para a sociedade"
Presidente Lula, no programa de rádio "Café com o Presidente", do dia 25 de junho, classificando como "terrorismo" as críticas ao sistema que controla as operações de vôo no Brasil.
Fonte: Jornal O Tempo
IMAGEM DA SEMANA
domingo, 22 de julho de 2007
FOTOS ANTIGAS DE BH - CASA DO BAILE
ATITUDES: LIXO QUE VARRE LIXO
sexta-feira, 20 de julho de 2007
NOTÍCIA: MORRE SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES
Segundo nota divulgada pela assessoria do Incor, ACM morreu às 11h40 desta sexta "em decorrência de falência de múltiplos órgãos secundária à insuficiência cardíaca". De acordo com a assessoria do senador, o velório será no Palácio da Aclamação e o enterro, no cemitário Campo Santo, ambos em Salvador (BA). Segundo a assessoria, o corpo não deverá deixar o hospital antes das 14h, por conta dos procedimentos burocráticos relacionados à liberação. A Presidência da República informou que vai colocar à disposição da família um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar o corpo de São Paulo para Salvador. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), divulgou nota na qual "lamenta o falecimento do senador" e decreta luto oficial de cinco dias no estado.
"Durante as últimas décadas, Antonio Carlos Magalhães exerceu reconhecida liderança política na Bahia e no Brasil, onde ocupou, sucessivamente, os mandatos de deputado estadual e federal, Prefeito de Salvador, Governador do Estado por três vezes, Ministro de Estado e Senador da República", diz a nota, assinada pelo governador. Problemas renais e cardíacos A saúde do político baiano, diabético e com problemas renais e cardíacos, agravou-se em 2007. Debilitado, ACM foi hospitalizado quatro vezes neste ano. Em março, foi internado no Incor com quadro de pneumonia e disfunção renal. Depois, voltou a ser hospitalizado em 17 de abril, 29 de maio e 13 de junho. Os problemas cardíacos do senador baiano vinham de longa data. Em 1989, ele sofreu um infarto e colocou quatro pontes, duas safenas e duas mamárias. No início da década de 90, também passou por cirurgia para retirada de três cálculos renais.
Formado em medicina, ACM era casado com Arlete Maron de Magalhães, com quem teve quatro filhos: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Júnior, Teresa Helena Magalhães Mata Pires, Luís Eduardo Magalhães e Ana Lúcia Maron de Magalhães. Amado e odiado, ACM sempre esteve próximo do poder federal. Foi aliado do regime militar pós-1964 e do tucano de Fernando Henrique Cardoso e apoiou Lula na eleição de 2002. O senador começou a carreira política em 1954, quando se elegeu deputado estadual na Bahia pela antiga UDN (União Democrática Nacional).
Também foi três vezes deputado federal, três vezes governador da Bahia, prefeito de Salvador, além ter sido eleito senador em 1994 e 2002. Após a morte do filho Luís Eduardo Magalhães em abril de 1998, Antonio Carlos Magalhães Neto se tornou o principal herdeiro político de ACM. Um dos mais jovens parlamentares do Congresso Nacional, ACM Neto, 28 anos, está em seu segundo mandato na Câmara.
*********************************************************
COMENTÁRIO DO JOÃO PAULO:
Um dos ícones da história política do nosso país, acabar de nos dar adeus.Amado por uns, odiado por outros, ACM sempre fez da política uma importante parte da sua vida. Deixará na história um legado de obras, atividades e sentimentos inconfundíveis.
Não quero aqui entrar no mérito sobre suas realizações como político, mas sim, deixar claro que uma importante parte da história de nosso país, foi construida com a participação direta ou indireta de ACM.Tudo na vida tem um fim, como já diria meu pai. E chegou ao fim a participação de mais um importante personagem da história do Brasil.
quinta-feira, 19 de julho de 2007
NOTÍCIA - NEPOTISMO
Ausência de legislação federal pode impedir o MP de acabar com o nepotismo na Câmara; ONG critica a prática
DENISE MOTTA
A falta de uma legislação federal específica que proíba o nepotismo no âmbito do Poder Legislativo deverá dificultar a missão do Ministério Público Estadual (MP) de acabar com o empreguismo de consangüíneos na Câmara Municipal de Belo Horizonte. A avaliação é do advogado especialista em direito eleitoral, Mauro Bonfim. Ele lembra que existe uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tramitando no Congresso sobre a matéria. "Existe essa PEC para regulamentar a matéria no nível dos três poderes (Judiciário, Legislativo e Executivo), mas o Congresso Nacional, como sempre, não vota nada.
Nepotismo é uma prática que realmente deve ser combatida, mas até mesmo uma determinação judicial poderia ser questionada, já que até mesmo uma lei municipal não pode dispor sobre essa matéria", avalia Bonfim Ele destaca que acabar com o nepotismo é de natureza constitucional.
"Enquanto não for constitucional, pode esbarrar nestas questões de interpretações de tribunais. Como dogma, sou favorável, mas o problema é a forma de se fazer isso. Por lei municipal ou ação civil pública não é caminho adequado, com todo respeito ao MP." Bonfim diz respeito à ação que será elaborada pelo promotor de Justiça do Patrimônio Público, João Medeiros Silva Neto, cujo objetivo será anular as nomeações de parentes de vereadores empregados em gabinetes e em toda estrutura da Casa. Dos 44 vereadores, 14 receberam notificação para exonerar 21 consangüíneos.
O prazo venceu ontem, mas apenas dois responderam. Apesar da natureza constitucional da matéria dificultar a guerra do MP contra o nepotismo no legislativo municipal da capital mineira, o empreguismo de parentes na Câmara esbarra em um ponto extrajudicial, segundo especialistas: a imoralidade.
O advogado Edgar Amorim, da ONG Mãos Limpas, comemora o destaque do tema nepotismo atualmente, mas sugere que a fiscalização da prática deveria ser da sociedade e também dos Tribunais de Contas. "Se não existem leis, por que não as criamos? É antiético, a sociedade não é conivente, mas não age de forma ativa para combater o problema", reclama o advogado.
FONTE: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=614&IdCanal=1&IdSubCanal=&IdNoticia=52056&IdTipoNoticia=1
***************************************************
COMENTÁRIO DO JOÃO PAULO
É realmente uma grande vergonha essa questão do NEPOTISMO.
Aqueles que foram eleitos pelo voto direto da população, deveriam dar o exemplo. Onde já se viu utilizar o cargo que exerce para favorecer profissionalmente familiares? Uma grande vergonha para os vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte ainda existir essa questão de nepotismo. Uma questão que perdura desde os velhos tempos do coronelismo. Num país onde a discussão sobre políticas públicas para emprego e renda é amplamente discutida, o nepotismo é algo que não deve mais existir.
É hora de cobrança e mudança.
Que todos vocês fiquem bem atentos ao que acontece na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
LEIA ATENTAMENTE - A LISTA DOS R$ 100,00
quarta-feira, 18 de julho de 2007
TRAGÉDIA - ACIDENTE TAM
Mais informações aqui: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL72028-5605,00.html